Retratos: Como abordar estranhos na rua
Abordar as pessoas na rua e pará-las para um retrato pode ser bastante intimidante, ou para alguns aterrador.
Como abordar desconhecidos na rua para fazer retratos? As minhas 3 sugestões para ultrapassar o medo de rejeição relacionado com o facto de pedir a estranhos para fazer retratos.
Eu era provavelmente um dos tipos do clube aterrorizado, mas ao longo dos anos, com a prática, tornou-se lentamente muito mais fácil.
Aqui estão as minhas três sugestões para o ajudar a melhorar:
- Sorria e pareça confiante. Esse é provavelmente o conselho mais importante que se pode obter sobre este assunto. Se parecer tão assustado como provavelmente está, o resultado será um NÃO, mas confie em mim, ninguém será agressivo para si se respeitar a resposta que acabou de receber. Afinal de contas, antes de perguntar, o Não já estava garantido. Se perguntar com jeitinho, poderá receber um Sim, e poderá ficar surpreendido com quantos Sim pode receber.
- Mantém a conversa simples, concisa, e honesta. As pessoas podem perguntar: Porque é que estás a fotografar-me? Ou: Que uso vai fazer com as fotografias? Prepare uma resposta simples e honesta, e estarás preparado para começar.
- Utilize equipamento pequeno, leve e rápido. Câmaras grandes como as full frame profissionais ou de médio formato podem ser bastante intimidantes para a maioria das pessoas. O objectivo é disparar rapidamente a uma distância relativamente curta do seu assunto, não deixando tempo suficiente para segundos pensamentos.
At first, the number of No answers will be high but don’t feel discouraged by that. With experience and training, it will become way more natural. What seemed scary at first will soon become quite enjoyable. After some time your acceptance ratio when you approach strangers in the street for portraits will be high. You will have a great time connecting with new people while shooting great portraits.
O vídeo abaixo por Jamie Windsor é um excelente manual sobre como abordar estranhos, contando com grandes conselhos de @pablostrong