Fotografar paisagens urbanas ao anoitecer
Como fotografar paisagens urbanas ao anoitecer. Algumas dicas práticas.
As paisagens urbanas, edifícios e monumentos podem ter um aspecto completamente diferente em imagens capturadas à noite ou perto do anoitecer. Depois do pôr-do-sol, quando a luz artificial substitui a luz ambiente, mas o céu ainda mantém alguma cor e luz, é o momento em que alguns chamam a hora azul ou o crepúsculo. É um dos meus momentos favoritos do dia para fotografar e, eventualmente, um dos mais desafiantes, uma vez que dura tão pouco tempo. Ocorre cerca de 10 a 20 minutos após o pôr-do-sol, e dura apenas alguns minutos, pelo que o trabalho rápido e eficiente pode fazer toda a diferença. Uma vantagem da hora azul é que são sempre possíveis bons resultados, independentemente do estado do tempo, só se tornando mais difíceis de alcançar em dias de forte nevoeiro.
Para te ajudar a alcançar melhores resultados na fotografia nocturna e ao anoitecer, tem em mente as seguintes sugestões:
- Um tripé e um cabo de disparo do obturador são as únicas coisas específicas de que precisas para além do teu equipamento habitual. Estes dois podem ser de grande ajuda uma vez que as exposições são geralmente mais longas e uma base estável para a câmara é necessária para evitar tremuras. O cabo de disparador pode ser, em certas situações, substituído pelo temporizador da câmara, mas como é uma parte do kit relativamente barata, eu consideraria comprar um.
- No início, não tentes fotografar muitas imagens num só dia. Escolhe sensatamente e concentra-te em uma ou duas imagens.
- Chega cedo, prepara a tua fotografia com antecedência e espera pelo melhor momento com todo o teu equipamento já preparado. Uma boa prática é fazer muitas fotos começando logo após o pôr-do-sol até o céu estar completamente negro.
- Esquece os modos de fotografia nocturna na tua câmara. Para resultados consistentes trabalha no modo Manual e faz sempre vários disparos com diferentes exposições.
- Usa ISO no modo manual o mais baixo possível para imagens com riqueza de detalhes e sem ruído.
- Traz sempre uma camada extra para vestir. Depois do pôr-do-sol em muitos sítios podes ficar com frio. Além disso, a maioria dos bons locais para fotografia de paisagens urbanas são altos e desprotegidos dos elementos.
- Por último, mas não menos importante, o conselho mais importante: diverte-te com a tua fotografia de paisagem urbana.
Para mais dicas sobre fotografia nocturna e ao anoitecer, e muita prática, junta-te a nós no Caminhada de Fotografia Nocturna em Lisboa
Queres aprender mais e gostas de uma boa leitura, vê The Enthusiasts Guide to Night and Low-Light Photography.