Eventualmente o mais bonito miradouro de Lisboa
Santa Luzia é eventualmente o miradouro mais bonito de Lisboa.
Lisboa, a cidade das 7 colinas é também lugar de muitos miradouros. De entre eles podemos escolher muitos favoritos por diversas razões, mas Santa Luzia tem tudo para ser eventualmente o mais belo de todos.
Muito procurado por turistas e locais, é extremamente difícil fotografa-lo sem visitantes. Desde o nascer do dia até tarde pela noite dentro, não faltam razões para o visitar e ali desfrutar algum tempo de comtemplação. A fantástica vista, concorre com a beleza do espaço e dos seus painéis de azulejo decorativo.
O espelho de água e os dois painéis da autoria de António Quaresma, são só por si razão de visita ao permitirem observar a Praça do Comércio antes do terramoto e a tomada do Castelo de São Jorge aos mouros.
Da vista propriamente dita, Alfama logo aos pés do visitante, com as suas igrejas de Santa Engrácia e Santo Estevão bem com as torres da Igreja de São Miguel, mostra o labiríntico emaranhado de ruas e vielas. Logo em frente o terminal de cruzeiros e a imensidão do estuário do Rio Tejo até à margem sul onde a Serra da Arrábida, situada a cerca de 25 kms para sul fica visível em dias claros.
Sobre fotografia
Fotografei esta imagem às 10:00 da manhã com uma Fuji X-T2 e uma lente de 10-24mm. Utilizei o perfil Acros+Red Filter e editei em Adobe Lightroom Classic.
O miradouro de Santa Luzia, em termos fotográficos, devido à sua orientação sul, pode ter óptima luz no início da manhã, mas a melhor luz é à tarde. Eu recomendaria a visita matinal para imagens menos apinhadas e no final da tarde, esperando mais gente. Não se esqueça de visitar o Miradouro das Portas do Sol, também um óptimo local para imagens durante a tarde e o anoitecer.
Visitamos regularmente os miradouros de Santa Luzia e Portas do Sol nos nossos passeios fotográficos Descobre Lisboa com um Fotógrafo - Edição da Manhã e Descobre Lisboa com um Fotógrafo - Edição da Tarde.