Fotografia Nocturna Street Style

5 dicas para melhores resultados na fotografia nocturna de rua

Quando falamos de fotografia nocturna, muitos de nós pensamos imediatamente em tripés, cabos de disparo e todo o habitual equipamento de baixa luminosidade e longa exposição. Nada de errado com isso, mas para uma abordagem mais “street style", a boa notícia é que talvez não precisemos mais do que uma câmara e um par de lentes.

As imagens nocturnas mostram geralmente um aspecto e um ambiente completamente diferentes em comparação com o mesmo assunto fotografado durante o dia. Quando diminuímos a luz ambiente e aumentamos a luz artificial, estamos a aumentar o elemento de mistério. Todas essas sombras e destaques nítidos podem desempenhar um notável trabalho na forma como as suas fotografias irão ficar.

Se abordarmos uma saida fotográfica nocturna da mesma forma que fazemos com um passeio fotográfico diurno, adoptando apenas um par de configurações diferentes para fazer face à luz escassa e artificial com confiança, vamos divertir-nos um pouco e acabar com algumas imagens fantásticas.

Então, o que devemos fazer para que tudo resulte à noite sem precisar de um monte de equipamento?

Night photography in the streets of Alfama
As áreas apinhadas e bem iluminadas são uma aposta segura para boas imagens. Mantém-te nas áreas de sombra e escolhe assuntos bem iluminados.
1. Aumenta o ISO

O aumento do ISO deve ser uma necessidade absoluta para a fotografia nocturna de rua. Para garantir uma velocidade de obturação suficientemente rápida, que evite o desfoque causado pelo movimento, precisamos de aumentar o ISO. Quanto devemos aumentar o ISO? Idealmente, não tanto para manter as nossas imagens com baixo ruído, mas tudo depende da quantidade de luz disponível e da velocidade das suas lentes.

Fotografia de um casal a beijar-se nas ruas de Alfama durante as Festas de Lisboa
Mantém-te atento a momentos inesperados. Estar preparado para o inesperado é metade do trabalho feito.
2. Usa lentes rápidas

As lentes rápidas permitirão que mais luz alcance o sensor. Normalmente, as lentes de focal fixa são a melhor escolha, uma vez que tendem a ser mais rápidas com uma abertura máxima entre f:1.2 e f:2.0. As lentes zoom, apesar da grande versatilidade em situações diurnas, exigem valores ISO extremamente elevados para fotografar à mão na rua durante a noite.

As máquinas fotográficas modernas podem fazer um excelente trabalho ao manter níveis baixos de ruído com ISO extremamente elevado, por isso se uma lente zoom é a tua única opção, pelo menos experimenta-a. O aspecto granulado do elevado ruído ISO na fotografia nocturna de rua pode ser um aspecto fantástico para as suas fotografias, especialmente a preto e branco.

Sardinhas na Mouraria
Uma lente grande-angular e a aproximação da acção, para além de uma boa imagem, dá-lhe um grande cheiro a sardinha durante o resto da noite.
3. Usar a luz com sensatez

Quando escolheres os teus assuntos, pensa em como a luz os vai mostrar. Procura áreas iluminadas mais brilhantes e passa algum tempo à procura do que funciona melhor. Colocares-te nos pontos sombreados e disparares para a luz pode ajudar a passar despercebido, e ter os teus assuntos com excelente luz. Montras de lojas, autocarros com luzes intensas, ou eléctricos, juntamente com áreas da cidade com boa iluminação pública, podem ser óptimas opções para imagens fantásticas.

O Verão traz sempre mais pessoas para a rua à noite, e em algumas zonas, os festivais e festividades locais são uma excelente opção para fotografias espantosas. Vagueia durante algum tempo para te familiarizares com a área e escolheres alguns bons locais de fotografia e assuntos antes de começares a fotografar.

4. Deixar o flash em casa

Se queres misturar-te e passar despercebido, faz um favor a ti próprio e não uses flash. Embora possas usar o flash à noite se souberes o que estás a fazer, conseguir excelentes resultados pode ser difícil para alguém que tenta passar despercebido e fotografar a vida como ela é nas ruas.

O gangue local. As ruas da Mouraria à noite.
O gangue local. Abordar com cautela ;-) Por vezes é melhor assegurar-se de que se tem permissão para fotografar as pessoas nas ruas em vez de enfrentar as consequências. Conheça sempre a lei local e os hábitos locais antes de sair para fotografar numa área ou região desconhecida.
5. Segurança primeiro

Por último, mas não menos importante, a segurança é vital para que a noite seja bem sucedida. Evite áreas isoladas e não se aventure em áreas da cidade que não conhece. Mantenha o seu equipamento em segurança dentro do seu saco de equipamento e evite todo o tipo de logótipos a vistosos em máquinas fotográficas e correias. Em caso de dúvida, marque um passeio fotográfico com um fotógrafo local ou um clube de fotografia local, se disponível. Na verdade, se estás a viajar e não conheces bem a área, um passeio fotográfico nos teus primeiros dias pode ajudar-te a compreender melhor e mais rapidamente, a cidade e a obter todo o tipo de conselhos locais.

Se estás em Lisboa e disposto a dar um passeio fotográfico nocturno, dá uma vista de olhos ao nosso  Caminhada de Fotografia Nocturna em Lisboa, ou entrar em contacto pois temos um horário diário para grupos abertos de até 6 pessoas ou sessões privadas a pedido.

Agora, basta sair, disparar e divertir-se.