Compensação de exposição, como utilizá-la para tirar melhores fotografias?
Como pode a compensação de exposição ajudar-nos a tirar melhores fotografias?
As máquinas fotográficas modernas têm uma capacidade impar para ler a luz e determinar a exposição correcta para a grande maioria das situações. No entanto ainda existem situações em que a intervenção do fotógrafo é determinante, quer seja por motivos criativos seja por razões técnicas. Para tal, a compensação de exposição é uma ferramenta fundamental e fácil de utilizar. Basta perceber o seu funcionamento.
O que é a compensação de exposição?
A compensação de exposição tal como o nome indica prende-se com o acto de alterar os valores da exposição calculados pela câmara, de forma a obter uma imagem correctamente exposta ou pelo menos exposta de acordo com os nossos objectivos.
Muitas máquinas fotográficas dispõem de uma função de compensação da exposição e que visa facilitar o processo sempre que se usa um modo de exposição automático ou semi automático. De uma forma geral, apresenta-se como uma escala cujo o ponto central é zero e que permite alterar a exposição para + ou - até 2 ou 3 stops. Isto permite ao fotógrafo alterar as definições de exposição escolhidas pela câmara, com o objectivo de obter imagens mais escuras ou mais claras em função das suas necessidades sem recorrer ao modo Manual.
Como compensar a exposição
As câmaras fotográficas modernas, na sua generalidade, têm incorporado um fotómetro que permite ler a luz reflectida pela cena a fotografar. A câmara usa essa leitura para definir os valores de exposição de acordo com o modo de exposição selecionado pelo fotógrafo.
Este fotómetro, ao ler a luz reflectida pela cena, nem sempre reconhecerá uma cena muito escura ou muito clara e tenderá a escurecer imagens onde predominam tons claros, ou a iluminar imagens onde predominam tons escuros.
Com a compensação da exposição poderemos compensar este erro de forma fácil e intuitiva.
Idealmente = 0 (leitura da câmara)
+1, +2, etc. obtemos uma imagem mais leve (sobre-exposta)
-1, -2, etc. obtemos uma imagem mais escura (subexposta)
Para se dominar a técnica é importante, analisar a cena a fotografar antecipadamente e determinar qual o tom dominante. Se é uma cena tipicamente escura poderemos ter de usar uma compensação negativa, e o oposto para uma cena clara onde as altas luzes dominam.
Muito importante, não se esqueça de repor a compensação a 0 logo após disparar, para que não seja esquecida e afecte as imagens seguintes.
Este processo, com as máquinas mirrorless modernas, fica muito facilitado dada a facilidade de prever a exposição na máquina, antes de fotografar. Nas restantes é uma questão de experimentação.
Com algum treino, o fotógrafo pode antecipar sem dificuldade qual a compensação necessária.
Igualmente, conhecer o fotómetro da nossa máquina, para antever como reagirá a determinada situação, é uma ajuda importante.
Onde podemos encontrar a compensação de exposição na câmara?
Infelizmente não ha uma resposta única para esta questão, pois a localização varia de marca para marca e de modelo para modelo.
Em algumas marcas, podemos ter um botão com um sinal +/- que, quando pressionado, dá acesso à compensação que é variada girando um selector e controlada por uma escala disponível num dos ecrãs externos da câmara. Noutras marcas, existe um selector redondo normalmente colocado na parte superior da câmara, de um lado ou do outro. O fotógrafo só tem de o girar para seleccionar o valor desejado. Se a sua câmara for diferente ou se não a conseguir encontrar, a leitura do capítulo sobre o assunto no manual da sua câmara dar-lhe-á toda a informação específica para a marca/modelo.
A compensação de exposição e os modos de exposição
Dependendo do modo de exposição que utilizamos quando disparamos, a compensação de exposição alterará diferentes parâmetros. Analisemos cada caso individualmente.
Manual (M)
Em Manual ou M, a compensação de exposição não funciona. O modo manual dá ao fotógrafo um controlo absoluto sobre a exposição. A compensação de exposição é definida através da aplicação dos valores desejados de velocidade do obturador e de abertura nos respectivos selectores. Se o ISO estiver definido para Auto, em algumas câmaras, a compensação de exposição funcionará.
Prioridade à abertura (A ou Av)
Quando se usa a compensação de exposição no modo de prioridade à abertura, A ou Av, o valor da velocidade do obturador variará. O valor ISO só varia se estiver definido para AUTO.
A abertura definida pelo fotógrafo permanece fixa.
Prioridade ao obturador (S ou Tv)
No modo de prioridade à velocidade do obturador, S ou Tv, o valor da abertura mudará quando se utilizar a compensação de exposição. O valor ISO só varia se estiver definido para AUTO.
A velocidade do obturador definida pelo fotógrafo permanece fixa.
Program (P)
No modo Programa, ou P, tanto a velocidade do obturador como os valores de abertura variarão de acordo com as definições do modo quando se usa a compensação de exposição. O valor ISO só variará se estiver definido para AUTO.
Finalmente, compensação de exposição num iPhone
No iPhone, é também possível utilizar a compensação de exposição. Para o fazer, tocar uma vez no ecrã para activar o ponto de focagem. O quadrado que marca o ponto de focagem tem uma área de medição de luz associada. Com o quadrado activo, deslize o dedo verticalmente através do ecrã para alterar a exposição.
Il n'y a pas de valeurs, mais le résultat est immédiatement visible à l'écran.
Em modelos mais recentes como o iPhone 11 e posteriores, pode usar o Controlo de Compensação de Exposição para definir com precisão e bloquear a exposição para as próximas fotos. Para aceder a ele, toque na seta, toque no ícone de compensação de exposição +/- e ajuste o nível de exposição. A exposição bloqueia até à próxima vez que abrir a aplicação da Câmara.
Agora que sabe como funciona, o melhor é começar a praticar. Se tiver alguma dúvida, por favor, contacte-nos.